home contato

 


JMF ! Canais

 Empresa
 Atividades
 Clientes
 Parceiros
 Download
 Cursos
 Casos e Artigos
 Trabalhe Conosco
 Contato
 
       
    Cobrape

Consultoria e fornecimento de painéis para o sistema de bombas de  irrigação e drenagem
 

  

   

Desde a sua fundação a mais de 25 anos a Fazenda Pantanal de Cima, um complexo de agro-pecuária de aproximadamente 19.000 ha pertencente ao grupo português Espírito Santo, utilizou geradores para fornecimento de energia elétrica já que o local era desprovido de redes de transmissão.

A região ao lado da ilha do bananal, tem um regime de chuvas bem característico, grande quantidade no período de dezembro a fevereiro e praticamente seca no período de julho.

As necessidades básicas seriam do sistema de bombeamento para irrigação dos tabuleiros (talhões) e consequente drenagem da água.

Estes regime de chuvas exige um grande volume de água para irrigação e drenagem, através de bombas centrifugas de elevada potência, que eram acionadas através de motores estacionários a diesel, o que constitui um custo muito elevado e má qualidade no fornecimento.

Era importante ainda, um estudo para a elaboração de um contrato de fornecimento de energia da concessionária para a fazenda que constitui de vila, escritório, usina de beneficiamento de arroz, estações de irrigação e drenagem

   
   


O Trabalho constituiu de planejamento e definição das necessidades do cliente, a partir daí vários serviços foram levantados e realizados:

  • Contato com a concessionária de energia do Tocantins (Celtins) e acessória ao contrato inicial de fornecimento de energia;
  • Elaborados contratos de energia Horo-sazonal azul e Tarifa verde irrigante;
  • Substituição de energia elétrica fornecida por geradores para energia elétrica convencional;
  • Instalação de 4 subestações em 13,8 KV e uma da Concessionária de 69 KV;
  • Construção de 17 Km de rede de energia elétrica em 13,8 KV;
  • Fornecimento de painéis com softstart de acionamento de bombas de 150 e 200 HP;
  • Sistemas de proteção secundária a 3 SE;
  • Banco de capacitores para correção de fator de potência;
  • 2 Quadros de distribuição de energia com CLP para controle horário de energia;
  • Rede interna de medição de energia elétrica.
      Como benefícios, a Cobrape contou com a redução do custo operacional, melhoria na qualidade de fornecimento de energia. Possibilidade de ampliação de potência, permitindo um crescimento de produção e consequente faturamento para a empresa.
     

       
 
 
© 2001 - Todos os Direitos Reservados - JMF Automação Ltda