home contato

 


JMF ! Canais

 Empresa
 Atividades
 Clientes
 Parceiros
 Download
 Cursos
 Casos e Artigos
 Trabalhe Conosco
 Contato
 
       
    Ferbasa - Cia de Ferro Ligas da Bahia

 
Sistema de controle e monitoração do deslizamento e pirometria dos fornos
 

 

 

 A Ferbasa necessitava de um sistema de supervisão e controle de deslizamentos e pirometria que permitisse a operação remota dos 4 fornos responsáveis pela produção de alto carbono, baixo carbono e ferro cromo, matéria-prima utilizada na fabricação do aço.
Em um primeiro momento, surgiu a necessidade de um sistema que realizasse o deslizamento da camisa dos eletrodos dos fornos, remotamente sem a necessidade do operador se deslocar até a cabine de comando para operar o forno.
 
 Após a implementação, surgiu a necessidade de monitorar a temperatura do forno em diversos pontos.

 Em um terceiro momento, os gerentes/diretores da empresa desejavam monitorar o processo remotamente.
 

 

 A solução inicialmente foi implementada foi um sistema com 1 PLC para cada forno junto à cabine de comando e o Elipse fazendo o monitoramento do processo remotamente em uma cabine de Controle. Nesta etapa alguns problemas precisaram ser resolvidos: 
 
 - Interferências no sinal RS-485 que trafegava pela fábrica, para solucionar este problema foi adotada uma rede em fibra óptica, eliminando-se assim problemas de ruído na linha. 
 
 - Os operadores não ficavam dedicados ao monitoramento do processo, para isso foram registrados os possíveis alarmes, aberturas de telas e ocorrências de processo em arquivos de som que são executados em cada evento.
 
 - Os dados históricos do sistema foram armazenados em um Banco de Dados de forma que outros programas pudessem ter acesso aos dados.

Topologia da Rede de Monitoramento

     

 

 
 Em uma segunda fase, foi adicionado ao sistema um módulo de pirometria que monitora 44 diferentes pontos no forno, gerando gráficos de tendência, históricos e diferença entre pontos mais internos e externos ao Refratário.

 Na terceira etapa, foi adicionado o Elipse Web ao Servidor da Aplicação com o objetivo de monitorar o processo remotamente utilizando o browser (Internet Explorer) de vários pontos da fábrica.
 
       Entre os benefícios adquiridos com o sistemas, temos o Banco de dados com as ocorrências de alarmes, informações de consumo da pasta de Soederberg, total de deslizamento por período ou batelada, alarmes audiovisuais, monitoramento remoto, identificação do ponto de falha no processo, escalabilidade da aplicação, previsão de manutenção.
 
 
 
© 2001 - Todos os Direitos Reservados - JMF Automação Ltda