home contato

 


JMF ! Canais

 Empresa
 Atividades
 Clientes
 Parceiros
 Download
 Cursos
 Casos e Artigos
 Trabalhe Conosco
 Contato
 
       
    Museu Rodin

 Sistema de monitoramento de obras de arte, controle de acesso e segurança

 

O cliente necessitava de uma solução integrada que contemplasse diversas áreas do Museu, de tal forma que através de um único sistema e local fosse possível monitorar todos os pontos das instalações, as seguintes áreas deveriam ser integradas:

  • Monitoramento de obras de arte
  • Controle de acesso, biométrico e cartões de proximidade
  • Alarme e monitoração de intrusões
  • Controle e monitoramento de temperatura e umiade – ar condicionado
  • CFTV e CATV
  • Alarme e combate a incêndio
  • Rede integrada de dados
  • Energia, co-geração e subestação
  • Monitoramento da rede de esgoto e águas pluviais
  • Desligamento de cargas em caso de incêndio e/ou emerrgências

Além de haver a necessidade de integração dos diversos sistemas, o cliente tem a necessidade de alta-disponibilidade da aplicação, o downtime deve ser muito reduzido por se tratar de obras de arte de valores incalculaveis.
Por força de contrato, as informações de alarmes e monitoramento do ar-condicionado devem ser monitorados pela França, sede do Museu Rodin.
Outra particularidade do cliente está no monitoramento de obras de arte que podevem variar sua localização conforma a exposição, este monitoramento deve ser contínuo e não podendo aparecer fiação pelas salas de exposição.

 

Topologia da rede
Para atender as necessidade do cliente, foi desenvolvido um sistema com alta disponibilidade (supervisório com servidores redundântes) e comunicação rápida e confiável (ethernet) entre os controladores e o sistema de supervisão.
No tocante as obras de arte que podem alterar a localização conforme exposição, foi desenvolvido um sistema sem fio cujo transmissores são acoplados as obras de arte e os receptores ficam em uma posição central da sala de exposição, desta forma as obras ser movimentadas, durante alterações na exposição, sem perda de comunicação com sistema de alarme.
O sistema de controle de acesso é um ponto muito importante, pricipalmente de algumas salas como a sala de reserva técnica e sala de controle, estes ambiente possuem um controle de acesso biométrico que restringe a entrada apenas a pessoas devidamente cadastradas, em outros ambiente foram adotados sistema de contole de acesso por cartão de proximidade associado ao sistema de ponto dos funcionários.
Todo o sistema de monitoramento e combate intrusão foi desenvolvido de forma que nunhuma ponto de acesso externo tais como portas, janelas e vitrais fiquem sem monitoramento, nestes pontos são detectados a abertura e vibração, já nas salas de exposção, além do sistema sem fio foi adotado o infra-vermelho de tal forma que um sensor sempre faça cobertura ao outro, evitando áreas de sombra.
A temperatura e umidade dos ambientes é uma grande preocupação do cliente, estes podem devem ser controlados de tal forma que alarmes sejam gerados em função de desvios assim como o rigoroso para solução destes pontos, foram adotados sensores de temperatura e umidade que ficam distribuidos nas salas de exposição e são utilizados para regulagem da temperatura e servem como referência para acionamento das resistências para desumidificação do ambiente.
O sistema de CFTV contempla câmeras e monitores alta resolução, no ambiente externo foram adotadas câmeras do tipo SpeedDome de tal forma que a segurança possa trabalhar com movimentação e Zoom para um melhor monitoramento. No ambiente internos, câmeras de alta resolução com opção de ajuste de iris de tal forma que seja adaptado a luminosidade do ambiente.
Todo os sistemas de bombas de incêndio, águas pluviais e esgoto são monitorados, em caso de falhas no equipamento este é informado no supervisório da sala de controle. O sistema de energia é outro ponto bastante relevante ao sistema, são monitorados diversos pontos da subestação e sistema de distribuição de cargas assim como o gerador, indicando alarmes e falhas a fim de evitar problemas no sistema de transferência de cargas, um nobreak dupla conversão foi adotado ao sistema, a fim de evitar problemas com qualidade de energia aos equipamentos eletrônicos e garantir o funcionamento ininterrupto do sistema em caso de falta de energia até a entrada do gerador.
Vários benéficios podem ser apontados nesta solução, um sistema grande confiabilidade que trabalha de forma integrada, equipamentos com comunicação em ethernet que permitem uma fácil manutenção e identificação de falhas. Segurança com acesso biométrico, por impressão digital, além da possibilidade da segurança remota, através de VPN com a França onde é possível o monitoramento remoto do sistema.
 
 
© 2001 - Todos os Direitos Reservados - JMF Automação Ltda